Home > Notícias

Notícias

12/05/20

Cirurgia guiada: a tecnologia que está trazendo mais precisão para a Implantodontia

A cirurgia guiada é uma tecnologia relativamente recente que traz mais precisão em regiões que carregam consigo um desafio anatômico, pois permite um planejamento considerando as dimensões mesiodistal, vestibulolingual e ápico coronal. Pode ser aplicada para casos unitários, parciais ou totais e como é tida pouco invasiva e conservadora traz uma série de benefícios. Confira!

Uma das mudanças de paradigma na Implantodontia foi a visão de que o implante não é o fim, mas sim o meio da reabilitação e a cirurgia guiada vem ao encontro dessa filosofia. O planejamento reverso considera o resultado desejado para a prótese para daí sim planejar o posicionamento adequado dos implantes, evitando-se, por exemplo, o uso de intermediários angulados para compensar eventuais inclinações desfavoráveis.

Ao se comparar a cirurgia guiada com a convencional, os estudos apontam que a primeira é estatisticamente superior quanto à precisão do posicionamento tridimensional no implante, o que resulta em maiores taxas de sucesso. Também permite melhor aproveitando de osso residual em regiões críticas, pois se tem no planejamento 3D uma visão clara dos limites para uma implantação segura.

Além disto, há outras vantagens, tais como:
– menos tempo cirúrgico que traz mais conforto ao profissional;
– menos trauma ao paciente, resultando em um pós-operatório mais confortável;
– maior rapidez na reabilitação, sendo que é possível o planejamento reverso e realização de provisórios imediatos;
– menos risco de erro, uma vez que o planejamento considerando as três dimensões traz segurança e previsibilidade.

Um dos mitos da cirurgia guiada era em relação a reabsorção óssea devido à falta de irrigação. Entretanto, com o aperfeiçoamento da técnica e equipamentos, estudos atuais mostram que as cirurgias sem retalho podem resultar em menores taxas de reabsorção da crista alveolar, favorecendo o contato osso-implante na região cervical, quando comparada à técnica mucoperiostal.

A tecnologia está transformando a Odontologia e trazendo cada vez mais procedimentos seguros e previsíveis. Hoje, com o Kit Dérig Guide você consegue aplicar a técnica de uma forma simplificada e otimizada para resultados de alta performance. Confira um caso clínico em vídeo:

LACERDA, Evelyn Júri Rezende de et al. Cirurgia Guiada com e sem Retalho em um mesmo Paciente. The International Journal of Oral & Maxillofacial Implants. Ubá-mg, p. 56-62. jan. 2018.

GUIMARÃES. C. M. SIMPLIFICAÇÃO E PRECISÃO EM CIRURGIA GUIADA PARA IMPLANTES OSSOINTEGRADOS. 2016. 56f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) – Universidade de Uberaba, Uberaba, 2016